5 dicas para curtir uma doce e feliz Páscoa de verdade!

5 dicas para curtir uma doce e feliz Páscoa de verdade!

Se você já está pensando em mil estratégias para driblar os chocolates, a bacalhoada e a ceia de domingo com a família, dedique seu tempo a esse texto. Ele vai te ajudar a se libertar desses pensamentos e curtir intensamente a família e as comidinhas tão boas de se comer na Páscoa!

Está chegando uma das épocas mais lindas e gostosas do ano! Linda porque para os cristãos, vive-se o luto da morte de Jesus na Sexta-feira da Paixão seguida de sua ressureição no Domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. Gostosa porque é tempo de reunir com a família, comer a tradicional bacalhoada e, no domingo, abrir e saborear os mais diversos chocolates e ovos de páscoa! E olha, essa época é gostosa até para aqueles que não são cristãos, pois mesmo não comemorando a Páscoa muitos preservam o costume de reunir com a família e trocar ovos de Páscoa.

O problema é que muita gente tem pavor dessa época, por medo de não saber se controlar frente a abundância de comidas deliciosas (colomba pascal, chocolates, ovos trufados, bolos, pavês, tortas doce e salgada, bacalhoada, bebidas…). Daí acaba comendo demais, criando um sentimento de culpa, frustração, derrota e baixa autoestima. Estes sentimentos não combinam com um momento festivo e intimista como esse. Então, se você nutre algum desses medos e tem o hábito de evitar as comemorações em família para se proteger de você mesmo, acompanhe as minhas dicas para um feriado feliz e em paz com a comida!

Como curtir a Páscoa

Os estudos recentes sobre dietas restritivas têm mostrado que quanto maior a restrição de alimentos (seja um grupo de alimentos em específico ou uma restrição de todos os grupos para uma dieta hipocalórica), maior a vontade por aquele alimento proibido. Além disso, quanto maior a restrição, mais o corpo economiza energia. Ou seja, a pessoa passa fome, passa vontade e ainda não emagrece o esperado. Isso porque o corpo entra numa espécie de modo econômico de uso de energia e gasta menos calorias para fazer as atividades de sempre.

Então se na Páscoa você já está fugindo do chocolate, melhor mudar a estratégia. Quanto mais você fugir dele, maior será a vontade de comê-lo! E aí.. a chance de tentar comer um pouquinho, perder o controle, e comer um ovo grande de uma vez será enorme!

1- Você pode comer de tudo um pouco!

Essa dica vale não só para a Páscoa como para a vida. Antes de começar a comer, passe por toda a mesa. Sinta o cheiro, visualize as cores, imagine a textura e sabor. Isso é importante para você ter clareza do que realmente quer comer e com isso matar a fome física (aquela fome por nutrientes que abastecem o nosso corpo). Ao mesmo tempo, matar a fome hedônica, emocional, quando a gente come por prazer, por memória, por lembrança afetiva.

Depois de escolhido quais as preparações irá comer, sirva-se um pouco de cada. Sente a mesa junto aos outros, coma devagar, saboreando cada garfada. Aproveite o momento para conversar e dar risadas dos casos de família. Depois, se sentir vontade, coloque mais daquele alimento que mais gostou ou que mais te deu prazer. Fazendo dessa forma, devagar e saboreando tanto o momento da ceia quanto o alimento, você irá se nutrir não só de comida e se sentirá satisfeito fisicamente e emocionalmente.

Se você não ainda assim não se sentir seguro e precisar de uma forcinha, pode ingerir antes da refeição BeanBlock® ou SlimCarb®. O BeanBlock® é um fitoterápico capaz de inibir em até 500x a digestão do carboidrato. Se o carboidrato ingerido não é digerido, ele também não pode ser absorvido, consequentemente, você ficará mais seguro de enfrentar a mesa de Páscoa sem medo de engordar!

O SlimCarb® inibe, além da digestão de carboidratos, a digestão de lipídios, sendo uma boa opção para aqueles que tem medo de exagerar não só na sobremesa, mas na refeição principal também! Consulte seu médico, nutricionista ou farmacêutico de confiança para te auxiliar na dosagem e na escolha do melhor momento para a ingestão!

2- Entre qualidade e quantidade, fique com a qualidade!

De que adianta comer diversos chocolates se eles não te satisfazem emocionalmente? Isso vale para você que está pensando em comprar um ovo fit, não porque gosta do sabor, mas sim porque está pensando nos nutrientes e nas calorias. Páscoa e ovo de Páscoa não tem todo fim de semana, é uma vez por ano!

Porque não escolher ovo da sua preferência? O que mais te apetece e que vai te saciar e te satisfazer plenamente? Muitas vezes as versões fit saciam (matam a fome), mas não satisfazem (matam a vontade). Aí a gente acaba comendo sem estar com fome somente para matar uma vontade… o que resulta em calorias a mais! Então a dica é escolha o ovo que realmente deseja comer, num tamanho razoável e, se possível, compartilhe com seu parceiro(a), com seus familiares.

3- Tente manter a sua rotina de exercícios

Nosso corpo não tem um sensor para saber que dia é feriado ou fim de semana! Portanto, tente manter a sua rotina de exercícios. Se for viajar, aproveite para conhecer a cidade a pé, troque o elevador pela escada, faça corrida ou caminhada ou pedale em praias e parques.

Para dar uma turbinada no seu ânimo e na sua queima de gordura, GreenSelect® ou TeamFast® ingeridos antes de iniciar a atividade física podem dar um up na queima de gordura e na performance, deixando seu metabolismo acelerado e pronto para manejar a comilança extra dessa época do ano!

4- Tire o foco da sua atenção e dos seus pensamentos da comida, mais precisamente do chocolate!

Aproveite o encontro com a família para colocar as conversas e as risadas em dia! Não vai encontrar a família? Então programe seu feriado com atividades culturais da sua cidade, aproveite o tempo livre para colocar a leitura em dia, para planejar sua próxima viagem, para fazer alguma atividade nova que nunca fez! Busque prazer em outras atividades além da comida! Isso não só te ajuda a manter um peso saudável como também é um processo de autoconhecimento que pode te trazer novos insights para sua vida pessoal ou profissional!

5- O nosso corpo está preparado para exageros eventuais

Acredite, o nosso organismo está preparado para absorver as calorias extras de momentos eventuais como a Páscoa. Embora possa parecer que você tenha engordado, é muito difícil comer em um dia o suficiente para engordar 1 kg! O que às vezes acontece é o corpo reter líquidos e você se sentir inchada e até enxergar celulites a mais!

Se isso for um incômodo para você, consulte seu nutri e veja com ele a possibilidade de ingerir chás diuréticos durante o feriado, como o chá de cavalinha, ou faça a ingestão de DrenowC®, um potente ativo para a redução da retenção de líquidos corporais e TetraSod®, um ativo de múltipla ação, entre elas, o combate a celulite.

Mas se isso não te incomodar, o segredo é simples. Volte a sua rotina de alimentação saudável, mantenha uma relação saudável com a comida, exercite a mente e o corpo, que, naturalmente na semana seguinte tudo volta a ser como antes!

Você sabia?

E para terminar, uma curiosidade: você sabe de onde vem a ideia do coelho e do ovo de páscoa? A Páscoa simboliza a ressurreição de Cristo que, na prática, é vista pelos cristãos como uma renovação da esperança dada por Deus aos homens. Carrega a ideia de passagem, de renovação. Essa ideia é expressa pelos símbolos do coelho e do ovo. O coelho representa a fertilidade, que está relacionada com continuidade das mensagens de Cristo que são espalhadas pelos seus discípulos. Os ovos de Páscoa simbolizam o nascimento para uma nova vida e, junto dela, a renovação das esperanças por aqueles acreditam na ressureição.

Meu desejo é de um bom feriado, com muita alegria, reflexão, momentos memoráveis em família e/ou com amigos e um domingo de Páscoa para lá de delicioso emocionalmente e gastronomicamente! 😉

Beijo grande e até o próximo post!

Dra. Fernanda Drummond

Nutricionista e professora do Curso de Nutrição da UFOP

@fer.drummond

 

 

Voltar