Como acelerar seu metabolismo com fitoativos

Como acelerar seu metabolismo com fitoativos

A manutenção do peso corporal ideal é um objetivo de, praticamente, todas as pessoas na atualidade. Além da questão apenas do peso, deve ser considerada a composição corporal, que é uma medida pela qual é obtida a porcentagem de diferentes componentes corporais em relação à massa total, sendo importante a quantidade e da distribuição de gordura estarem em patamares adequados. O excesso de gordura tem relação direta com o aumento do risco para afecções cardiovasculares, principalmente doenças coronarianas, diabetes do tipo 2, osteoartrite e até alguns tipos de câncer. Todos os hábitos de vida e as medidas terapêuticas devem sempre caminhar juntos, de forma a alcançar os padrões estéticos valorizados pela vida moderna e de forma prioritária valorizar, sobretudo, a promoção da saúde.

Além da mudança de hábitos que envolvem a alimentação, sono, hidratação e atividade física, os fitoativos podem contribuir com o controle do peso. O destaque fica por conta do uso dos termogênicos, que são capazes de estimular o metabolismo ou aumentar o gasto energético e aumentar a queima de gorduras. Estas ações ocorrem direta ou indiretamente por estimulação do sistema nervoso autônomo simpático, de fundamental importância na regulação do metabolismo energético.

Os termogênicos são indicados para pessoas com metabolismo mais lento. Também par aquelas pessoas que não apresentam uma alta ingesta calórica e mesmo assim têm dificuldades na perda de peso. Esta lentidão metabólica ocorre em função de aspectos genéticos, hormonais (as mulheres são mais afetadas, especialmente após o climatério), relacionados aos hábitos de vida ou ainda por doenças ou uso de medicamentos específicos. Outras indicações dos termogênicos são voltadas aos praticantes de atividade física, para o metabolismo frente aos exercícios e treino físico.

Greenselect Phytosome® é uma importante fonte de catequinas, com grande eficácia termogênica. Apresenta uma elevada padronização – 60% catequinas e 40% de epiragalocatequina galato – EGCG. A ausência de cafeína favorece o uso pelos indivíduos com sensibilidade mais alta aos seus efeitos estimulantes centrais (insônia e estados de ansiedade). Esta característica, muitas vezes depende da susceptibilidade de cada pessoa, o que pode hoje ser definido, inclusive, geneticamente, numa linha de trabalho atualizado que é a nutrigenômica.

E mais! A tecnologia Phytosome® é exclusiva e melhora a absorção intestinal das catequinas. Consequentemente, tem-se obtenção de maior biodisponibilidade, o que garante a eficácia termogênica.
Greenselect Phytosome® deve ser utilizado em cápsulas, na dose de 120 mg, duas vezes ao dia.
Há também, outras espécies vegetais que são termogênicas, como aquelas que apresentam as xantinas. São compostos vegetais como a cafeína e teofilina e que podem ser utilizadas na forma de cápsulas (extratos secos) ou bebidas, como infusões. É importante destacar que estas espécies não devem ser utilizadas pelas pessoas mais sensíveis aos efeitos estimulantes centrais ou cardiovasculares de substâncias como a cafeína.

Veja principais espécies com fontes de cafeína: Coffea arabica (café), Paullinia cupana (guaraná) e Camellia sinensis (chá verde).

Fonte de teofilina: Ilex paraguariensis (chá mate);

Aproveite também o potencial termogênico de alimentos em sua dieta! Gengibre, canela e todos os tipos de pimentas do gênero Capsicum (aquelas que têm sabor/ardência relacionado à pimenta malagueta).

Não se esqueça de consultar sempre e ter o acompanhamento de seu profissional de saúde.
Fitoative-se e até a próxima!

Dra. Patrícia Corrêa Dias
Mestre em farmacologia e doutora em clínica médica. Coordenadora do curso de Farmácia da UNIMEP.
Instagram: @patriciacorread

 

 

Voltar