Como ter um emagrecimento saudável

Como ter um emagrecimento saudável

Ter pressa para emagrecer, normalmente, é atalho para se frustrar. O imediatismo é a palavra do momento e é até compreensível que muita gente prefira o caminho mais curto para transformar o corpo e esqueça que um emagrecimento saudável é possível.

Ao mesmo tempo, as redes sociais ampliam este culto à magreza, e fazem parecer que tudo é questão de “foco, força e fé”. Ou seja: quem é persistente tem barriga de tanquinho, quem ainda não conquistou a sua, é porque não se esforçou o suficiente. Será?

Claro que a persistência e a força do hábito são fatores importantes no caminho de emagrecimento saudável, mas mais importante que isso é estar disposto a mudar antigos hábitos, reformular padrões e atitudes ao encarar uma “dieta”.

Tenho uma viagem. E agora?

Por exemplo, se você está em dieta e tem uma viagem pela frente, normalmente enxerga isso como um grande problema, não é? “Nossa! Como vou fazer para seguir meu cardápio? Será difícil encontrar os alimentos da minha dieta lá!”. Isso também é muito comum.

As pessoas saem da linha, engordam um pouquinho e acabam não voltando para a dieta depois da viagem. A motivação caiu e a disciplina foi embora… E, mais uma tentativa de emagrecer não deu certo…

No meio do caminho do emagrecimento temos recaídas, erros, situações inesperadas com aniversários, festas, pessoas oferecendo comidas, jantares e happy hours. É normal e vai acontecer. Não tem como evitar!

Você se adapta. Não o mundo.

O mundo não sabe que você está de dieta e não tem que se adaptar a você. É justamente o contrário. Você, com sua nova alimentação, é que deve se adaptar ao mundo e a todas as variáveis que há nele. O importante é você melhorar a cada dia! Não pense que a partir de amanhã ou de uma consulta você será uma nova pessoa. Ninguém aprende nada de uma só vez!

Se você errou, volte para seu caminho. Imagina, que quando era bebê e estava aprendendo a caminhar, se você tivesse desistido de andar com a primeira queda. Com a primeira palavra escrita errada tivesse desistido de escrever. Com a primeira nota ruim na escola, de estudar.

Errar é normal. Não se culpe. Aprenda com seus erros e siga em frente. Vá mudando aos poucos e aprendendo a se comportar em festas, a cada uma que for. Comeu 10 salgadinhos? Não tem problema! Se na próxima comer 9 é uma vitória maior do que pensa. Se está tentando comer mais devagar, não desista da primeira vez que comer rápido. Se, em uma refeição, você comeu rápido e deu uma única “garfada devagar”, da próxima vez, tente dar duas…

Entre no processo. Sem pressa.

Não ache que você sai do consultório de um profissional uma pessoa diferente do que entrou. Esse processo de mudança de comportamento e de hábitos é devagar. Normalmente, a força de vontade dura pouco tempo. Um, dois ou três meses. Ela tem que ir se transformando em estilo de vida com o decorrer do tempo. Com a diminuição natural da força de vontade e o passar dos dias, os erros na alimentação aparecem.

Aprenda com eles! Você não consegue controlar e ter consciência na sua alimentação como um passe de mágica. É necessário aprender com os erros e melhorar. Errar, aprender e avançar… Sempre!

Melhore a cada dia. Até virar piloto automático.  

 Ter força de vontade e seguir à risca um cardápio é completamente diferente de controlar a alimentação e aprender a comer. Faça uma revisão do seu comportamento e melhore a cada dia!

Mas então, como ter uma emagrecimento saudável só com a mudança de hábito?

A ciência comprova que a repetição diária pode nos levar a mudar certas coisas que fazemos no “piloto automático”. Você sabia que em alguns casos podemos ver mudanças de hábitos sustentáveis em apenas três semanas?

Então, para conseguir um emagrecimento saudável, comece aos poucos a incluir tarefas na sua rotina, comendo melhor, e não menos.

5 dicas para você seguir já.

  • Beba mais água, e menos bebidas doces (como sucos e refrigerante).
  • Coma com mais consciência, saboreando, sem culpa e com prazer.
  • Consuma mais alimentos in natura, e menos ultraprocessados.
  • Consumir comida caseira e fresca pode ajudar a emagrecer! Cozinhe mais!
  • Tente não comer por motivos emocionais. Se está triste, ao invés de comer, por que não tentar tomar um banho quente, ligar para um amigo, fazer uma caminhada? Aos poucos você passará a comer só quando estiver com fome ou vontade, e isso é fundamental no caminho do emagrecimento saudável

Dica extra. E valiosa.

Para emagrecer e não voltar mais a engordar, você já sabe que não vale a pena investir em dietas restritivas, certo? Jamais me cansarei de repetir essa dica.

Mas vale ressaltar também que, para ter sucesso, é preciso traçar metas reais. Não adianta querer perder 20 quilos em um mês, isso é muito agressivo para o corpo.

Coloque objetivos pequenos e vá vencendo um por vez, degrau por degrau. Cada pequena conquista é uma vitória! E quando você olhar para trás, verá que valeu a pena ter paciência. Procure progresso, não perfeição! Este é o caminho.

Dra. Adriana Azank

Nutricionista funcional clínica e esportiva

CRN3 – 27649

Instagram: @aanutri

 

 

Voltar