5 cuidados importantes com a pele

5 cuidados importantes com a pele

A rotina de cuidados com a pele deve ser um hábito diário independente da estação do ano.

Mas por que tanto se fala dos cuidados especificamente no verão?

É nesse período que expomos mais intensamente nossa pele ao Sol.

Quem não gosta de sentar na beira da piscina ou do mar, tomando um açaí, uma cervejinha, lendo um livro, jogando conversa fora com os amigos, ou aproveitando o clima quente para praticar esportes nos parques?

Morar num país tropical tem suas vantagens, mas infelizmente não podemos esquecer que para aproveitar o Sol, devemos tomar alguns cuidados e ter sempre equilíbrio.

O Sol é o responsável por acelerar o envelhecimento da nossa pele, causando o aparecimento de manchas, rugas e flacidez. Uma exposição excessiva e prolongada pode resultar inclusive em câncer de pele.

Mas sem pânico! Vamos conhecer alguns hábitos simples que vão proteger a diversão do seu verão e a saúde da sua pele.

Frequente regularmente um bom dermatologista

Ele poderá orientar e tirar todas as suas dúvidas!

 

Conheça a sua a pele

Somos indivíduos únicos, o que funciona para mim, nem sempre vai funcionar para você, pois meu organismo é diferente do seu. Ao conhecer suas principais características, seu dermatologista pode desenvolver formulações específicas para você, que vão garantir os melhores resultados.

 

Reserve um momento de seu dia para cuidar de sua pele

É o seu momento! Lave o rosto com um sabonete adequado. Eliminar sujidades e células mortas vão resultar em mais brilho e luminosidade para seu bronzeado, e evita também o entupimento de poros, que acabam por piorar quadros de acne e oleosidade.

 

Hidrate-se

A água que você bebe, também vai para sua pele! A exposição ao sol e ao calor no faz desidratar, e uma pele hidratada aparenta ser mais jovem! Use e abuse de cremes hidratantes e águas termais! E lembre-se que ter uma pele oleosa, não significa que ela seja hidratada! Já existem formulações e ativos que controlam a oleosidade e promovem hidratação ao mesmo tempo. Proporcionando uma sensação de leveza e frescor! Já existem também opções de ativos que podem ser incluídos nas fórmulas e que agregam resultados como aumento de colágeno e elastina, combatendo os sinais do envelhecimento precoce, converse com seu dermatologista!

 

Use filtro solar, chapéus e bonés

Eles devem ser seus melhores amigos durante o ano inteiro! Passe filtro solar em todo corpo, mesmo que você não vá se expor diretamente ao sol, que vá ficar dentro de casa ou do escritório. Aplique nas áreas expostas como rosto, colo, pescoço e mãos, reaplicando sempre que necessário. E não descuidem dos baixinhos! Ensinar a cuidar da pele desde pequenos facilitará a vida deles quando adultos. Por que não aplicar filtro antes de ir para a escola se eles vão correr no sol durante o recreio? Antes do treino de futebol, natação, vôlei, praia ou piscina… Não esqueçam de reaplicar várias vezes durante o dia, pois ficar muito tempo na água vai reduzindo a proteção. Já existem também suplementos naturais, como por exemplo o extrato de Oliva, ou Polipodium Leucotomos, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, reduzindo os efeitos nocivos dos raios solares e trazendo muitos benefícios para a saúde. Mas lembre-se que eles ajudam, mas não substituem o uso do filtro solar. Converse com seu médico ou nutricionista e saiba qual a melhor opção para você.

 

Atente-se aos horários de exposição direta ao sol, evitando os períodos mais quentes.

Viu?! Agora você já sabe como aproveitar o verão sem se arrepender mais tarde!

Daniela Pavanelli

Farmacêutica e gerente de negócios da Provital do Brasil
Instagram: @dani_Pavanelli / @provital_do_Brasil

 

 

Voltar