Dieta pra arrasar no carnaval

Dieta pra arrasar no carnaval

Para não perder o pique e manter a saúde em dia, a nutricionista Adriana Azank reuniu dicas preciosas para amenizar os efeitos dos “exageros” do Carnaval e preparar o corpo para a folia!

1) BEBA ÁGUA:

Parece clichê, porém é imperativo para situações que envolvem os excessos alimentares e/ou de álcool que a ingestão de água dobre em relação ao seu consumo habitual para o corpo ativar os mecanismos de eliminação. A adequada ingestão de água é vital para repor os líquidos perdidos e auxiliar na eliminação das toxinas acumuladas.

Inclua também a água de coco nesses dias pois, é rica fonte de potássio, um mineral que é detonado na bebedeira!

Cálculo rápido para esta fase: Peso X 0,045 = quantidade MÍNIMA em litros a se ingerir no dia.

3) COMA BEM:

O cardápio pré-folia deve conter opções leves, com bons carboidratos como os tubérculos cozidos e proteínas magras como peito de frango e peixes brancos, de mais fácil digestibilidade. Alimentos gordurosos e, portanto, de difícil digestão devem ser evitados e uma boa dica é levar alguns “lanchinhos” para comer antes ou durante a folia, como barras de cereais e frutas secas.

5) CAPRICHE NOS VEGETAIS VERDE-ESCUROS:

Além de potentes eliminadores de toxinas,  são os melhores alimentos para aliviar a ressaca por melhorarem a função do fígado (nesse caso quanto mais amarga a folha melhor)! Então, não deixe de optar por pratos contendo brócolis, rúcula, espinafre, couve, agrião…

2) FIQUE ATIVO:

Se já tiver programado seu dia de folia e sabe que irá comer ou beber mais do que o habitual, faça uma atividade física antes: caminhe, corra, nade…o metabolismo nas 2h após o exercício é aumentado, processando com mais eficiência os excessos!

6) ÁGUA COM LIMÃO:

Truque para neutralizar a acidez causada pelo álcool e sobrecarga alimentar, aliviando sintomas de ressaca e dando maior auxílio para os órgãos digestivos, facilitando o processo da digestão.

7) EVITE O CAFÉ PÓS “BEBEDEIRA”:

Apesar de ser muito utilizado para a famosa ressaca, por ser uma substância estimulante, acaba potencializando o efeito do álcool no corpo além de atrapalhar a desintoxicação pelo fígado.

8) TOME CHÁS:

Algumas ervas ajudam a renovar as células hepáticas e, assim, acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool que estão no corpo. Chás de moringa, alcachofra, boldo do Chile, macela, dente- de leão e melissa são excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá de hortelã facilita a digestão.

9) VAI PULAR ATÉ CANSAR?

Para quem vai literalmente pular carnaval por muitas horas seguidas, atrás de um trio ou numa longa festa, aconselho levar no bolso pacotes de carboidrato em gel. São práticos, mantém o pique em alta e ajudam a controlar o efeito nocivo do álcool por equilibrar a glicemia.

 10) POR ÚLTIMO MAS NÃO MENOS IMPORTANTE:

Vale lembrar que tudo isso são apenas medidas práticas porém não milagrosas para tentar minimizar os efeitos deletérios que tanto o álcool quanto o abuso na alimentação geram em nosso corpo. Portanto a principal dica é: Aproveite seu carnaval… dance, cante, pule e seja muito feliz e lembre-se: Cuide bem do seu corpo, você mora nele!

 

SUGESTÃO DE CARDÁPIO PRÉ-FOLIA:

Café da manhã

Suco de cenoura, maçã e salsão ou aipo (passe na centrífuga ou bata no liquidificador)

Pão integral torrado

Tofu ou queijo branco mexido com cúrcuma e orégano

NÃO COMA EMBUTIDOS COMO PRESUNTO, PEITO DE PERU E NEM GORDURAS COMO MARGARINA OU MANTEIGA.

Lanche da manhã

1 fruta (maçã, banana)

Chá Detox Frutas Vermelhas Florien® (Chá vermelho ext. solúvel, Hibiscus extr. solúvel, Goji berry extr. solúvel, Aroma natural de abacaxi, maçã, frutas vermelhas, morango e maltodextrina)– Confere efeito antioxidante, digestivo e desintoxicante ao organismo.

Almoço

Salada de folhas de agrião e rúcula, tomate e pepino com um fio de azeite de oliva

Arroz integral

Brócolis  cozido

Frango grelhado

TOME 1/2 XÍCARA DE CHÁ DE HORTELÃ APÓS A REFEIÇÃO

Lanche da tarde

Iogurte desnatado com sementes de gojiberrie, linhaça e banana picada OU

Bowl de açaí zero com whey protein (peça o açaí sem xarope)

Chá de Moringa

Jantar

Vegetais folhosos cozidos (couve ou espinafre)

Purê de mandioquinha

Peixe branco no forno

Lanche da noite

Chá de camomila

As quantidades variam de acordo com as necessidades individuais!

 

 

Voltar