Dificuldade para dormir? Fitoterapia pode ajudar

Dificuldade para dormir? Fitoterapia pode ajudar

Você sente alguma dificuldade para iniciar o sono ou mantê-lo durante toda a noite? As noites mal dormidas estão refletindo no seu desempenho no trabalho e no seu humor? A dificuldade para dormir pode ter várias causas como mostra a nutricionista e presidente da ABFIT (Associação Brasileira de Fitoterapia), Angélica Fiut.

“A insônia hoje é altamente prevalente na população e pode ser classificada como uma dificuldade em adormecer, um despertar precoce ou um sono interrompido”, afirma. A qualidade do sono está ligada a fatores biológicos, sociais e psicológicos.

Ansiedade e estresse

Pessoas que relatam muita ansiedade ou estresse são mais propensas a terem dificuldade para dormir. E um sono ruim contribui para a incidência de várias outras patologias como problemas cardiovasculares. Também dificulta o processo de manutenção do peso e adesão do paciente ao plano alimentar proposto por nutricionistas.

Entre as intervenções para melhorar a qualidade do sono, Angélica cita mudanças e adaptações na alimentação, respiração e exercícios físicos. A fitoterapia também é uma grande aliada para amenizar a dificuldade para dormir.

“Com a fitoterapia, conseguimos modular certos neurotransmissores sem causar dependências ou efeitos colaterais para o paciente”, destaca.

Mas como a Fitoterapia pode ajudar? 

Segundo Angélica, existem vários caminhos para melhorar a qualidade do sono. Ela indica algumas opções de plantas que atuam em diferentes receptores do cérebro, modulando o sono, causando um efeito relaxante.

Confira as dicas da nutricionista para melhorar a qualidade do seu sono:

Crocus sativus é uma espécie natural que atua inibindo a recaptação da serotonina, fazendo com que este neurotransmissor fique mais tempo ativo, causando o efeito relaxante. A serotonina é um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Dessa forma, o indivíduo permanece por mais tempo satisfeito e menos compulsivo.

Erythrina mulungu age modulando o receptor GABA, cuja resposta fisiológica é frear o impulso nervoso. Portanto, o indivíduo se sente menos ansioso e mais relaxado, atuando em mecanismos de dor e principalmente na melhora do sono.

Matricaria chamomilla e Melissa oficinallis, em conjunto, atuam reduzindo o cortisol (hormônio do estresse), sendo indicadas para pessoas que ficam descompensadas metabolicamente quando o cortisol está muito alto. Modular este hormônio garante um paciente mais calmo, menos irritado, com melhor imunidade e mais suscetível a modificações, por exemplo a um plano alimentar.

Ansiless® é eficaz porque consegue modular vários neurotransmissores, sendo assim utilizado em quadros de depressão, enxaqueca, dor, insônia, deterioração da memória, contribuindo também para a melhora da qualidade do sono. Apresenta ótimos resultados porque atua no receptor GABA e no mais novo receptor da serotonina (5HT7). Estudos clínicos observaram que a espécie não comprometeu a cognição e a energia durante o seu uso. Conheça mais o Ansiless®.

Gostou das dicas? Aproveite os benefícios dos fitoativos para driblar a dificuldade para dormir e não se esqueça de consultar sempre um profissional de confiança.  

Quer saber mais sobre os benefícios da fitoterapia para a sua vida? Leia também Fitoativos, dia a dia e vida moderna.

 

 

 

Voltar