Efeito browning, termogênese e perda de peso

Efeito browning, termogênese e perda de peso

O desejo de um corpo magro contribui para o uso de suplementos nutricionais que propõem o emagrecimento e redução de gordura corporal, incluindo substâncias denominadas termogênicas. A propaganda maciça e o lançamento de suplementos com promessas de efeitos rápidos e eficazes estimulam o consumo abusivo destes produtos pela população que deseja efeitos milagrosos. Os termogênicos são substâncias que, por meio de diversos mecanismos, podem ser coadjuvantes na redução de gordura corporal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), o consumo de suplementos cresceu 23% ao longo do último ano no Brasil. Eles são utilizados por pelo menos 40% dos atletas, tanto competitivos quanto recreacionais, muitas vezes em doses superiores às recomendadas. Dos R$150 milhões faturados em 2014, um aumento para R$ 600 milhões em 2018, com uma média de crescimento de 15% ao ano. As indústrias de suplementos dietéticos vem mostrando expansão, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos (Brasnutri).

Novos achados relacionados aos tipos de células adiposas estão emergindo em resposta a demanda desses consumidores e atualmente um efeito bastante desejado nesse contexto tem sido aqueles relacionados ao browning do tecido adiposo branco, processo esse que faz aumentar o gasto energético e a termogênese, que corresponde à energia na forma de calor gerada ao nível dos tecidos vivos.

Nos últimos anos a literatura científica determinou uma terceira classificação de tecido adiposo: O tecido adiposo bege, também conhecido como tecido adiposo brite. Este tecido apresenta uma função termogênica, assim como o tecido adiposo marrom (TAM) e pode surgir em depósitos de tecido adiposo branco (TAB), apresentando características intermediárias ao adipócito branco e o marrom. Esta possibilidade do TAB tornar-se um tecido adiposo bege chama-se browning, onde o TAB assume algumas características de TAM. Este processo é regulado por moléculas como UCP1 e PGC-1α. Esta indução do aumento de adipócitos termogênicos pode favorecer a perda de peso e melhorar parâmetros metabólicos, como demonstrado em estudos com animais.
De olho nesses efeitos, a indústria tem buscado cada vez mais substâncias capazes de promover efeitos termogênicos, afinal, certamente um metabolismo acelerado garante um gasto de energia maior e, consequentemente, impulsiona o emagrecimento!
Assim como a atividade física, o uso de fitoativos também podem aumentar a expressão de UCP1 e induzir o efeito browning no TAB. Daqueles mais estudados podemos citar o chá verde (Greenselect phytossome), a fucoxantina, a capsaicina, o resveratrol (encontrado na uva) e o xanthohumol (encontrado no Humulus lupulus).
A interação entre esses termogênicos naturais e outros nutrientes que colaboram ao emagrecimento é o ideal quando se fala em perder peso de forma saudável. Nutrientes que aumentam a diurese, como exemplo o hibiscus, ajudam a eliminar líquido retido em excesso pelo organismo, e junto com ele, diversas toxinas produzidas pelo corpo.
Inclusive, atualmente temos a disposição da farmácia magistral um extrato exclusivo que deriva da associação do Hibiscus sabdariffa e da Lippia citriodorada, padronizados em 3% antocianidinas e 15% verbacosídeos, que oferece uma ação multialvo dessa associação de extratos vegetais que atuam sinergicamente em sintomas e patologias endocrinometabólicas, como excesso de peso, hipercolesterolemia, hiperglicemia e hipertensão arterial. Seus efeitos ocorrem por meio de mecanismos de ação inovadores que promovem a saciedade, devido à elevação dos níveis de GLP-1 e aumentam o gasto energético, como resultado da ação de “browning do tecido adiposo branco”, ou seja, o escurecimento do tecido adiposo branco, capaz de promover a termogênese e o aumento do gasto energético.
Já existem no mercado combinações termogênicas que podem ajudar no processo de emagrecimento de forma eficiente e segura. Antes das refeições ou da prática de atividades físicas, são os momentos mais apropriados para o consumo.
Ao ser ingerido pouco antes do fim de períodos de jejum, quando o organismo está ávido por nutrientes, os termogênicos que contém em sua formulação ingredientes nutracêuticos ricos em propriedades funcionais, podem beneficiar ainda mais a saúde.
Praticantes de atividades físicas costumam ingerir termogênicos antes de iniciarem a atividade física, em conjunto com fontes de carboidratos. Assim, seus mecanismos são ativados e se somam aos benefícios do exercício físico na redução de peso e ganho de saúde.

Minhas sugestões de fórmulas:

  • Metabolaid® 250 mg
  • Greenselect® 120 mg

Ingerir uma dose, duas vezes ao dia.

 

Dra. Adriana Azank

Referências

LEE, S; LEE, DY. Glucagon-like peptide-1 and glucagon-like peptide-1 receptor agonists in the treatment of type 2 diabetes. Ann Pediatr Endocrinol Metab. 2017; 22(1): 15–26.
HALPERN, B; MANCINI, MC; HALPERN, A. Brown adipose tissue: what have we learned since its recent identification in human adults. Arq Bras Endocrinol Metab. 2014; 58(9): 889- 899.

 

 

Voltar