O que é fitoterapia? Por que usá-la?

O que é fitoterapia? Por que usá-la?

O Brasil reconhece como fitoterápicos somente produtos elaborados exclusivamente com matéria-prima vegetal sem adição de constituintes isolados.  

Assim, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), fitoterápico é o produto obtido de matéria-prima ativa vegetal, exceto substâncias isoladas, com finalidade profilática, curativa ou paliativa, incluindo medicamento fitoterápico e produto tradicional fitoterápico, podendo ser simples, quando o ativo é proveniente de uma única espécie vegetal medicinal, ou composto, quando o ativo é proveniente de mais de uma espécie vegetal.  

Em resumo, os fitoterápicos não podem conter nada além dos extratos vegetais que podem ter várias formas farmacêuticas tais como cremes, pomadas, tinturas, comprimidos, capsulas.  

Prática milenar 

O consumo de plantas com finalidades terapêuticas é uma prática milenar, historicamente foi o começo para o tratamento de doenças. Com o avanço das ciências, principalmente as plantas de uso tradicional tornaram-se de relevância estratégica para a indústria farmacêutica, como fonte de substâncias químicas para produção de novos medicamentos.  

Fitoterapia no SUS 

A Fitoterapia faz parte das práticas integrativas e complementares do SUS desde 2006 quando o Ministério da Saúde adotou a PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares), que entre outras terapêuticas colocou as plantas medicinais como uma estratégia de intervenção para tratamento da saúde na atenção básica. 

Prevenção e controle de doenças 

Os benefícios do uso da fitoterapia são bastante extensos. Os fitoterápicos já estão sendo utilizados na prevenção e no controle de diversas doenças. Podemos dizer que é uma modalidade de tratamento menos agressiva, portanto com redução de efeitos colaterais e sem causar dependência ao paciente. Além de poder ser uma forma de intervenção individualizada e de baixo custo. 

Vários são os quadros clínicos em que podemos buscar a fitoterapia. Os mais utilizados e eficazes são os relacionados aos distúrbios do sistema nervoso (ansiedade, insônia), os hormonais (TPM e Síndrome do Climatério) e os distúrbios metabólicos (obesidade, diabetes e hipertensão arterial).  

Formas de uso da fitoterapia 

A fitoterapia pode ser utilizada dentro da alimentação, na forma de chás (infusão, decocção e maceração), pode ser produzida pela indústria (medicamento fitoterápico) ou feito em uma farmácia de manipulação (fórmula magistral).  

Na minha prática de nutricionista utilizo um conjunto de medidas para obter um melhor resultado no tratamento do meu paciente; aliando a alimentação, com mudança de hábitos de vida e o uso de fórmulas magistrais em fitoterapia.  

Acompanhamento profissional  

É importante destacar que há contraindicações quando fazemos uso de plantas medicinais, por isto faz-se necessária a prescrição e o acompanhamento por um profissional de saúde, desta forma este profissional poderá adequar qual fitoterápico e qual dose é indicada para cada fase da vida. 

Acredito que o uso de plantas medicinais tem crescido nos últimos anos porque estamos todos buscando um modo de vida menos agressivo. 

Quer saber mais sobre Fitoterapia? Leia também Fitoterapia para a saúde, beleza e bem-estar.  

Dra. Maria Angélica Fiut 

Nutricionista e Fitoterapeuta 

Presidente da Abfit (Associação Brasileira de Fitoterapia)

 

 

Voltar