Suplementos para o seu cérebro!

Suplementos para o seu cérebro!

As exigências da vida moderna estão levando os consumidores a buscarem meios de “hackear biologicamente” seus cérebros. Nesse contexto cresce a cada dia a demanda por suplementos com propriedades de estimular o desempenho cerebral. Esses suplementos já tem nome e são considerados globalmente a “nova moda” no mundo da saúde!

Os chamados nootrópicos (termo que vem da junção das palavras gregas “noons”, que significa “mente”, e “tropein”, que pode ser traduzida como “virada” ou “mudança”), são substâncias com ação cerebral capazes de aumentar o foco, atenção, memória e raciocínio. Por essa razão também são conhecidos como “smart drugs”, justamente por seus efeitos na melhora da performance intelectual tanto em pacientes com déficit cognitivo e portadores de Alzheimer, Parkinson, TDAH e depressão, como também em indivíduos saudáveis que desejam aumentar a performance cognitiva, a memória e a produtividade nos estudos ou trabalho.

A ação dos nootrópicos tem como alvo principal a modulação de neurotransmissores, como a acetilcolina, dopamina e noradrenalina e as suas cascatas de sinalização. Também auxiliam no processo de neurogênese (formação de neurônios novos), além de facilitarem novas conexões e sinapses.

Exemplos de substâncias comuns capazes de oferecer efeitos de “aceleradores cerebrais” são a Cafeína, Ginkgo biloba, GELEIA REALLY® (geleia real liofilizada), Bacopa monnieri, L-teanina, ROSAVIN® (Rhodiola rosea), CoQ10, PQQ, ômega 3, creatina, Ecklonia cava (FLOROTANINOS®), fosfatidilserina, ANSILESS® e alguns tipos de cogumelos como o Lion’s mane presente no NEUROZEN®.

Esses ativos estão começando a ganhar força no mercado de massa como um caminho promissor no que tange ao aumento e melhora da memória e atraem cada vez mais adeptos devido ao fato de que, diferentemente de medicamentos sintéticos com essa mesma categoria, essas substâncias não causam efeitos colaterais negativos ou problemas a longo prazo!

Abaixo estão listados alguns exemplos de suplementos nootrópicos oferecidos pela FLORIEN e suas ações na atividade cerebral:

 

NEUROZEN®, deriva do LION’S MANE, um fungo comestível (Hericium erinaceus) com grande variedade de substânicas anti-inflamatórias e neuroprotetoras como ß-glucana, isoindolinonas, hericenonas e erinacina. Tem a capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica e reduzir as placas amiloides, substância que se acumula no cérebro de portadores da doença de Alzheimer. Também promove o aumento de alguns neurotransmissores no cérebro, tendo benefício na depressão, ansiedade e autismo.

O extrato seco de FLOROTANINOS® padronizado a 20% de florotaninos deriva da alga Ecklonia cava. Esse polifenol possui a maior meia vida no corpo. Isso acontece devido à sua estrutura permitir a solubilidade tanto em água (60%) quanto em gorduras (40%), aumentando o seu tempo de permanência no corpo por até 12 horas, contra 30 minutos dos compostos solúveis apenas em água. Possui a grande vantagem de atravessar a barreira hematoencefálica e funcionar como antioxidante cerebral. Age regulando a enzima conversora de angiotensina e otimizando a produção de óxido nítrico e melhorando o luxo sanguíneo cerebral.

GELEIA REALLY® padronizada a 5% de 10-HDA e ≥ 30% de proteínas possui Aminoácidos, proteínas, esteroides, fenóis, açúcares, minerais, ácidos orgânicos com atividade imunomoduladora e seu uso auxilia no combate ao cansaço físico e mental ao mesmo tempo em que promove as funções cerebrais/cognição.

ROSAVIN® padronizado a 3 % rosavina possui função Adaptogênica, modula cortisol, tem alto potencial Antioxidante, além de ser um tônico, estimulante da imunidade e da disposição.

ANSILESS® (5% de escutelarina) – Ação ansiolítica e sobre a melhora do humor, indicado para tratamento  contra a ansiedade e suas  comorbidades, incluindo a insônia,  agitação, dores tensionais, compulsão alimentar e, também, da  depressão. Atua em GABA e 5HT7

 

Sceletium tortuosum, ES 2% de mesembrina – Inibe recaptação de 5-HTP. Aplicações para sensação de bem-estar e alívio do estresse em indivíduos saudáveis e no tratamento da ansiedade e depressão. Em doses mais altas, o extrato demonstra ainda atividades sobre  os receptores GABA, opioide e melatonina.

Ginkgo biloba: Essa substância age aumentando o fluxo sanguíneo que vai para o cérebro e inibindo o funcionamento de uma enzima que destrói a acetilcolina, um componente essencial para memória.

Fosfatidilserina:  É uma substância a base de gorduras encontrada nas membranas dos neurônios que assegura boa comunicação entre essas células cerebrais, preservando o funcionamento adequado do cérebro e memória.

Creatina:  Já muito conhecida pelos praticantes de atividades físicas, hoje em dia a creatina pode ser considerada também um suplemento nootrópico devido a sua capacidade de aprimorar o desempenho neural, já que sua ingestão aumenta o consumo de oxigênio pelos neurônios;

Ômega-3:  Pode ser considerado um ótimo suplemento especialmente por causa da presença de Ácido Docosahexaenóico (DHA) em sua composição, já que este é considerado uma substância fundamental no cérebro para a concentração, memória, raciocínio e aprendizado. Além disso, o DHA também são neuroprotetores devido a sua ação contra danos causados pelos radicais livres, e ainda, a presença dessa substância contribui para a resistência e integridade dos neurônios.

SUGESTÕES DE FÓRMULAS

FÓRMULA PARA MELHORA DO HUMOR E ANSIEDADE

Sceletium tortuosum (herba) ES 2% de mesembrina————-100mg

Ansiless®————————————————————–250mg

Excipiente q.s.p——————————————————–cápsulas

Posologia: Ingerir uma dose, duas vezes ao dia.

 

FÓRMULA BOOSTER CEREBRAL

Neurozen®…………………………………………………500mg

Bacopa monnieri (50% bacosídeos)……..….…..150mg

Rosavin®……………………………………………………150mg

L-teanina …………………………………………………..150mg

Paulinea cupana (5% cafeína)………………………100mg

Excipiente q.s.p—————cápsulas

Posologia: Ingerir uma dose, duas vezes ao dia.

 

FÓRMULA PARA MELHORA DA COGNIÇÃO E FOCO MENTAL

Florotaninos® (Eklonia clava ES 20% florotaninos) ————————–300mg

Geleia realy® (ES 5% de 10-HDA e ≥ 30% de proteínas)——————-100mg

Neurozen®(Hericium erinaceus ES 35% polissacarídeos)——————250mg

Excipiente q.s.p—————-cápsulas

Posologia: Ingerir uma dose, duas vezes ao dia.

 

RECUPERAÇÃO DA DISFUNÇÃO COGNITIVA

Neurozen®…………………………………………………500mg

Bacopa monnieri (50% bacosídeos)……..….…..150mg

Rosavin®……………………………………………………150mg

Fosfatidilserina (ES 30% fosfatidilserina)………..200mg

Ginkgo biloba (25% glicosídeos)………………….. 150mg (SOMENTE PRESCRIÇÃO MÉDICA)

Excipiente q.s.p—————-cápsulas

Posologia: Ingerir uma dose, duas vezes ao dia.

 

 

Voltar