Para não perder o pique e manter a saúde em dia, a nutricionista Adriana Azank reuniu dicas preciosas para amenizar os efeitos dos “exageros” do Carnaval e preparar o corpo para a folia!
Parece clichê, porém é imperativo para situações que envolvem os excessos alimentares e/ou de álcool que a ingestão de água dobre em relação ao seu consumo habitual para o corpo ativar os mecanismos de eliminação. A adequada ingestão de água é vital para repor os líquidos perdidos e auxiliar na eliminação das toxinas acumuladas.
Inclua também a água de coco nesses dias pois, é rica fonte de potássio, um mineral que é detonado na bebedeira!
Cálculo rápido para esta fase: Peso X 0,045 = quantidade MÍNIMA em litros a se ingerir no dia.
O cardápio pré-folia deve conter opções leves, com bons carboidratos como os tubérculos cozidos e proteínas magras como peito de frango e peixes brancos, de mais fácil digestibilidade. Alimentos gordurosos e, portanto, de difícil digestão devem ser evitados e uma boa dica é levar alguns “lanchinhos” para comer antes ou durante a folia, como barras de cereais e frutas secas.
Além de potentes eliminadores de toxinas, são os melhores alimentos para aliviar a ressaca por melhorarem a função do fígado (nesse caso quanto mais amarga a folha melhor)! Então, não deixe de optar por pratos contendo brócolis, rúcula, espinafre, couve, agrião…
Se já tiver programado seu dia de folia e sabe que irá comer ou beber mais do que o habitual, faça uma atividade física antes: caminhe, corra, nade…o metabolismo nas 2h após o exercício é aumentado, processando com mais eficiência os excessos!
Truque para neutralizar a acidez causada pelo álcool e sobrecarga alimentar, aliviando sintomas de ressaca e dando maior auxílio para os órgãos digestivos, facilitando o processo da digestão.
Apesar de ser muito utilizado para a famosa ressaca, por ser uma substância estimulante, acaba potencializando o efeito do álcool no corpo além de atrapalhar a desintoxicação pelo fígado.
Algumas ervas ajudam a renovar as células hepáticas e, assim, acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool que estão no corpo. Chás de moringa, alcachofra, boldo do Chile, macela, dente- de leão e melissa são excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá de hortelã facilita a digestão.
Para quem vai literalmente pular carnaval por muitas horas seguidas, atrás de um trio ou numa longa festa, aconselho levar no bolso pacotes de carboidrato em gel. São práticos, mantém o pique em alta e ajudam a controlar o efeito nocivo do álcool por equilibrar a glicemia.
Vale lembrar que tudo isso são apenas medidas práticas porém não milagrosas para tentar minimizar os efeitos deletérios que tanto o álcool quanto o abuso na alimentação geram em nosso corpo. Portanto a principal dica é: Aproveite seu carnaval… dance, cante, pule e seja muito feliz e lembre-se: Cuide bem do seu corpo, você mora nele!
Suco de cenoura, maçã e salsão ou aipo (passe na centrífuga ou bata no liquidificador)
Pão integral torrado
Tofu ou queijo branco mexido com cúrcuma e orégano
NÃO COMA EMBUTIDOS COMO PRESUNTO, PEITO DE PERU E NEM GORDURAS COMO MARGARINA OU MANTEIGA.
1 fruta (maçã, banana)
Chá Detox Frutas Vermelhas Florien® (Chá vermelho ext. solúvel, Hibiscus extr. solúvel, Goji berry extr. solúvel, Aroma natural de abacaxi, maçã, frutas vermelhas, morango e maltodextrina)– Confere efeito antioxidante, digestivo e desintoxicante ao organismo.
Salada de folhas de agrião e rúcula, tomate e pepino com um fio de azeite de oliva
Arroz integral
Brócolis cozido
Frango grelhado
TOME 1/2 XÍCARA DE CHÁ DE HORTELÃ APÓS A REFEIÇÃO
Iogurte desnatado com sementes de gojiberrie, linhaça e banana picada OU
Bowl de açaí zero com whey protein (peça o açaí sem xarope)
Chá de Moringa
Vegetais folhosos cozidos (couve ou espinafre)
Purê de mandioquinha
Peixe branco no forno
Chá de camomila