Tenho quase certeza que sim. O efeito platô é quando o processo de emagrecimento para e a perda de peso não acontece mais. Isso ocorre devido a adaptação da taxa metabólica basal ao novo estilo de vida.
Quando o único parâmetro de evolução do emagrecimento é a pesagem acabamos ficando reféns do suposto adiantamento do efeito platô. Isso porque usar apenas a balança não nos dará informações como perda de gordura e ganho de massa magra.
Para isso é necessário fazer acompanhamento com um educador físico e nutricionista que façam essas avaliações periodicamente, assim poderá ser analisado como está sendo a evolução da composição corporal do paciente, pois é bem comum que o paciente perceba que está ficando “magro” ou seja perdendo medidas, mas o ponteiro da balança não mude.
Isso ocorre devido ao fato que a gordura tem um grande volume, e quando a gordura corporal começa a diminuir gradativamente o corpo via ficar mais “fino”.
Em contrapartida, a atividade física regular, principalmente as que envolvam métodos de hipertrofia, vão possibilitar ao paciente um ganho efetivo de massa magra – músculos – que trará vários benefícios como:
Porém o músculo tem um peso maior o que vendo apenas a pesagem podem parecer que não houve evolução, mas através de métodos como a antropometria será possível avaliar que houve diminuição de gordura e ganho de massa magra.
Tomar o cuidado de checar se o que aumentou o peso foi um possível inchaço.
Isso pode ocorrer, por exemplo, quando:
Antes de mais nada, todo processo de emagrecimento deve ser acompanhado por profissionais aptos a cuidar desta evolução.
E além disso é necessário que ambos os profissionais estejam a par do que o paciente deseja, para que possam preferencialmente juntos, traçar metas para todo o processo.
A intensificação de exercícios físicos de forma cíclica pode trazer grandes avanços na continuidade da perda de gordura e ganho de massa magra.
Na nutrição temos a possibilidade de aplicar vários protocolos como:
Porém todas elas possuem protocolos a serem seguidos, e devem ter tempo para começar e terminar, pois manter-se por longo períodos em dietas restritivas irá acarretar na diminuição ainda maior da taxa metabólica basal.
Somos bombardeados diariamente por imagens de corpos perfeitos todos os dias, mas entender qual o seu biotipo é fundamental, pois assim não terá uma imagem distorcida dos seus objetivos e evitará uma insatisfação continua com os seus resultados. Converse com os profissionais que lhe dão suporte, eles estarão aptos a lhe explicar a respeito da sua estrutura e composição corporal e traçar metas reais para o seu emagrecimento, pois as vezes pode estar interpretando de forma errada o que imagina ser um efeito platô.
Lethycia Araújo
Nutricionista
@lethycia_nutricionista