Final de ano: festas, férias escolares, metas para fechar, gastos extras, situações que parecem só aumentar o estresse nesta época. E é como se não tivéssemos energia para mais nada, e tudo o que queremos é descansar e descansar.
Até ai, tudo bem, compreensível, ainda mais depois de um ano tão tumultuado; mas e quando esse estresse e fadiga não aparecem apenas no final do ano, e torna-se algo constante do seu organismo? Entrando junto com você no novo ano que se inicia.
Aí começamos a lidar com um problema que aflige muitas pessoas atualmente, o estresse e a fadiga.
E para que possamos lidar com essa situação primeiro precisamos entender qual a diferença de um e de outro, e se um pode levar a outro.
O estresse é uma resposta do organismo (físico ou mental) a um conjunto de reações e estímulos que geralmente colocam o indivíduo numa situação em que se sinta ameaçado ou sob pressão, causando distúrbios no equilíbrio orgânico e produzindo efeitos danosos.
Os seus principais sinais e sintomas são: dificuldade para dormir, queda de cabelo excessiva, cansaço demasiado, alergias de pele, gastrite, úlceras, tensão muscular, imunidade baixa, dores de cabeça, mudanças de apetite, entre outros.
E o estresse contínuo pode evoluir em uma fadiga crônica, que consiste num estado de desgaste profundo, relacionado com a redução de motivação, caracterizada por uma diminuição da capacidade de trabalhar e redução da eficiência para responder a estímulos.
Seus principais sinais e sintomas são: perda de memória, baixa concentração, garganta inflamada recorrente, aumento de gânglios linfáticos no pescoço e axilas, dor muscular sem explicação, dores migratórias nas articulações, dores de cabeça contínuas, sono recorrente, exaustão extrema por mais de 24 horas, febre, irritabilidade e confusão mental.
Melhorar a alimentação e introduzir alguns hábitos de uso de fitoterápicos pode ser uma ótima opção, por isso separamos algumas dicas importantes para evitar ou até mesmo sair de um situação de estresse e fadiga.
Dra. Lethycia Rodrigues
Nutricionista, pós graduada em fitoterapia funcional, extensão em nutrição funcional,
cursando especialização em prescrição fitoterápica pela Medicina Tradicional Chinesa.
CRN 3 30580
Instagram: @lethycia_nutricionista