Fitoterapia para a saúde, beleza e bem-estar

Fitoterapia para a saúde, beleza e bem-estar

Como aproveitar de forma correta os benefícios dos medicamentos fitoterápicos, obtidos de plantas medicinais, no tratamento e prevenção de doenças e com o objetivo de contribuir com a longevidade aliada à qualidade de vida?

Ao longo de milhões de anos, a natureza sempre nos ofereceu importantes formas de tratamento e que, nos dias de hoje, escolhemos as plantas medicinais frequentemente como alternativa no cuidado à saúde.

 

Entendendo a fitoterapia

A tendência atual é a racionalização cada vez maior desta terapêutica, através do uso de medicamentos fitoterápicos, sob prescrição dos profissionais capacitados, como médicos, farmacêuticos e nutricionistas e elaborados de forma individualizada em farmácias de manipulação.

Sua utilização é voltada ao tratamento e prevenção de doenças e à promoção da qualidade de vida com hábitos saudáveis.

Nestes medicamentos, há a incorporação de fitoativos, que correspondem a extratos obtidos de fontes naturais, com o importante diferencial de qualidade da padronização em comparação com produtos comumente encontrados no mercado farmacêutico.

As plantas medicinais e seus fitocomplexos estabelecem a ‘ação multialvo’, entendida como a capacidade dos compostos ativos interagirem com diferentes alvos no organismo, para a otimização da eficácia do tratamento e caracterizando o sinergismo ou trabalho conjunto, que são pilares básicos que definem o conceito e a prática da fitoterapia.

Os produtos naturais oferecem uma enorme diversidade de compostos ativos úteis em praticamente todas as doenças e sintomas, seja como tratamento principal ou adjuvante ou como prevenção às doenças. Neste contexto, é importante destacar os novos hábitos de vida que veem sendo adotados, como alimentação saudável, hidratação adequada e prática de exercícios físicos, aos quais os fitoativos podem aliar-se de forma muito vantajosa.

Os efeitos benéficos são viabilizados, muitas vezes, por mecanismos de ação inovadores em relação aos medicamentos convencionais. Em muitas situações, os efeitos colaterais indesejáveis podem ser mais amenos e possibilitar melhor adesão ao tratamento, sendo sempre importante não desconsiderar a ocorrência deles.

Portanto, para resultados mais vantajosos, é importante a prescrição e acompanhamento pelo profissional de saúde e da utilização de fitoativos padronizados e de boa procedência, a partir de empresa com setores de garantia e controle de qualidade rígidos.

Tratamento individualizado

O medicamento manipulado possibilita o tratamento individualizado e direcionado às necessidades específicas de cada pessoa.

O acompanhamento clínico eficiente permite a prescrição adequada, com a escolha dos fitoativos baseada nas indicações e estudos científicos, possibilidade de associações, ajuste de dose e posologia, além de formas farmacêuticas diferenciadas e mais modernas implementadas pelas farmácias de manipulação, como: extratos solúveis em pó para preparo de bebidas, balas e chocolates, soluções sem açúcar em substituição aos xaropes para diabéticos, entre outras.

Tudo isso leva à maior comodidade de administração dos medicamentos em situações especiais.

Além disto, o tratamento individualizado possibilita a consideração de contraindicações como, por exemplo, a presença de doenças anteriores e concomitantes, de interações medicamentosas e ainda a realização de ajustes nas formulações, definidas a partir do acompanhamento do tratamento pelo profissional de saúde.

Fitoterapia em tratamentos estéticos

As preocupações e a valorização dos padrões estéticos e da beleza fazem parte do cotidiano atual de homens e mulheres e é importante destacar que a busca da perfeição estética deve ser sempre aliada às práticas saudáveis em que, nesta abordagem, os fitoativos podem ser importantes aliados.

Por exemplo, a estratégia de tratamento estético IN/OUT direcionada ao combate e prevenção da celulite que abrange a utilização das vias oral e tópica/local para administração de fitoativos, facilitando a “ação multialvo”.

Para a via oral são associados os fitoativos:

GreenSelect Phytosome®, termogênico e promotor da lipólise ou quebra de gorduras, contendo alta padronização em catequinas e elevada biodisponibilidade destes ativos, em função de ser produzido com tecnologia patenteada para sistema de liberação específico.

Opuntia ficus indica, um fitoativo também com altas padronizações e propriedades diuréticas, agindo sobre a retenção de líquidos (“drenagem linfática oral”), especialmente em pacientes com sensação importante de inchaço.

Para a via tópica, a utilização é de:

Drenalip®¹, veiculado em base cosmética e aplicado com pressão manual/massagem pela própria paciente, por duas vezes ao dia.

Com o tratamento contínuo e sem interrupções, os efeitos do tratamento IN/OUT são observados, em média, com trinta dias, com relatos importantes de redução do aspecto de ‘casca de laranja’ nas áreas afetadas pela celulite.

1 – Drenalip® trata-se de uma associação de quatro fitoativos para a prevenção e tratamento da celulite que age impedindo, desde a formação de novas células de gordura até a quebra da gordura já presente nas células adiposas, além de melhorar a circulação local e reduzir o edema e, consequentemente, o aspecto de “casca de laranja” da área afetada, que tanto incomoda as mulheres.

Dra. Patrícia Corrêa Dias

Mestre em farmacologia e doutora em clínica médica. Coordenadora do curso de Farmácia da UNIMEP.

Instagram: @patriciacorread

 

 

Voltar