Quais alimentos são funcionais?

Quais alimentos são funcionais?

Com certeza você já ouviu falar de alimentos funcionais não é mesmo? E provavelmente saberia me dar exemplo de vários deles: chia, linhaça, aveia, castanhas, frutas vermelhas…  acertei? Mas você já viu em algum rótulo de alimento nos supermercados brasileiros a alegação: “Este alimento é um alimento funcional” ou “Alimento Funcional”?

A verdade é que, a rigor, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nós não temos Alimentos Funcionais e sim alegações de propriedade de saúde ou de propriedade funcional. A lista de alimentos que podem ter essa alegação está sendo atualizada pela Anvisa, mas até então, os alimentos que possuírem como componentes ácidos graxos ômega 3 (EPA e DHA), carotenoides (licopeno, luteína e zeaxantina), fibras (amido resistente, goma-guar, fruto-oligossacarídeos, inulina, beta-glucana, polidextrose, psillium, quitosana), fitoesteróis, polióis e probióticos, nas quantidades adequadas em uma porção do alimento, podem receber a alegação de propriedade funcional ou de saúde.

Por exemplo, se você consome aveia, já deve ter visto na embalagem a seguinte frase: “As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino e a betaglucana (fibra alimentar) auxilia na redução e absorção do colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis.” Esta frase só está na embalagem porque o produto possui todos os pré-requisitos necessários, no caso da aveia, ter a betaglucana na quantidade recomendada de consumo diário em uma porção do produto.

Linhaça, chia, aveia, castanha, chás

Isso significa que linhaça, chia, aveia, castanha, frutas vermelhas, cacau, chás, cereais integrais, frutas e hortaliças não são alimentos funcionais? A resposta é sim e não. A resposta é sim, se considerarmos o conceito de alimentos funcionais dados por estudiosos da área. Para eles alimento funcional é o alimento que, além de nutrir, exerce efeito fisiológico benéfico ao organismo.

Neste conceito, a chia e a linhaça que contêm ômega 3 e fibras são consideradas funcionais, pois o consumo adequado de ômega 3 pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e as fibras podem auxiliar no funcionamento do intestino,  na redução do risco de doenças cardiovasculares e de diabetes, na maior sensação de saciedade dentre outros benefícios.

Por outro lado, a resposta é não, uma vez que na legislação brasileira não existe alimento funcional. Além disso, esses alimentos não cumprem os critérios necessários para receber alegações de propriedade funcional ou de saúde pela Anvisa.

Benefícios para nosso organismo

Moral da história: a maioria dos alimentos naturais e integrais possui um ou mais de um componente benéfico ao nosso organismo, ou seja, são funcionais. As frutas, hortaliças e chás possuem fitoquímicos, substâncias que embora não sejam nutrientes (não participam diretamente do nosso metabolismo), tem papel antioxidante, anti-inflamatório e ainda podem interferir na expressão de proteínas pelo nosso material genético.

Frutas, hortaliças, sementes e cereais integrais são ricos em fibras que auxiliam na redução do risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, no funcionamento intestinal, na redução de câncer no intestino, além de muitos outros efeitos.

As sementes, chia e linhaça, e peixes como o salmão são ricos em ômega 3, uma classe de lipídios (um tipo de óleo), que pode reduzir o risco de dislipidemias, melhorando os níveis de HDL-colesterol e LDL-colesterol.

Alimentos funcionais não trabalham sozinhos

O importante é ter em mente que em meio a uma alimentação desequilibrada, nenhum alimento ou componente extraído de um alimento que apresente propriedade funcional, por melhor que ela seja, é capaz de provocar melhoras ao organismo ou de reduzir o risco de doenças. Para que a gente possa aproveitar os benefícios extras dos alimentos é necessário ter hábitos de vida saudáveis, dentre eles uma alimentação saudável, a prática de atividade física que seja regular e prazerosa e ainda cultivando a nossa espiritualidade e cuidando da nossa mente.

Parece impossível mudar tudo de uma vez em meio a nossa correria do dia a dia? Sim! Mas comece aos poucos. Estabeleça metas. Agora neste começo de ano, verão, calor, é importantíssimo manter a nossa hidratação.

Dicas de chás

Em vez de tomar água durante o dia, que tal substituir alguns dos copos por chás gelados? Além de serem refrescantes, hidratam e ainda são fontes de fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias! Por exemplo, o chá verde tem propriedades antioxidantes e termogênicas. Que tal preparar o chá verde como habitual, acrescentando suco de um limão e folhas de hortelã? Ou então acrescente, 3 rodelas de laranja, 3 rodelas de limão e lascas de gengibre. Outra combinação excelente é fazer um chá de erva doce, casca de maça e canela em pau.  Após o preparo de qualquer um deles, é só deixar na geladeira tampado por 2 horas ou acrescentar gelo se quiser tomar imediatamente!

Para você um ótimo verão, um 2019 bastante produtivo e recheado de alimentos funcionais! Beijos e até o mês que vem!

Dra. Fernanda Drummond

Nutricionista – PhD em Alimentos e Nutrição

 

 

Voltar