Trio do bem-estar: 3 fitoativos que amenizam os sintomas da ansiedade, estresse e da insônia

Trio do bem-estar: 3 fitoativos que amenizam os sintomas da ansiedade, estresse e da insônia

Você sabe a importância da melatonina e cortisol para um bom funcionamento do metabolismo?

A melatonina é conhecida como “hormônio do sono“, enquanto o cortisol é “hormônio do estresse”.

Ao serem os principais hormônios a coordenar o sono – que é parte do nosso ciclo circadiano, ou mais popularmente conhecido como “relógio biológico”, comandam as reações que devem acontecer durante o dia e durante a noite. Nesse processo, a melatonina ajuda a induzir o sono e reduzir o metabolismo para que possamos dormir bem, enquanto o cortisol auxilia no despertar mais disposto.

A deficiência de melatonina, muito comum em idosos, acomete cada vez mais jovens e adultos, geralmente por estresse ou preocupações do dia a dia, além da  influência da luz azul, cada vez mais frequente na rotina e, estes são fatores suficientes para não termos uma boa noite de sono. Isso, associado ao cenário desafiador em que nos encontramos tem contribuído ainda mais para que as nossas noites tornem-se verdadeiras lutas contra o travesseiro, o que resulta em uma desregulação do equilíbrio na relação entre melatonina e cortisol, fazendo com que os níveis de cortisol fiquem desregulados, o que pode aumentar o estresse durante o dia e refletir em diversas atividades metabólicas do nosso organismo.

Pensando em noites mal dormidas, a insônia reflete em um dos transtornos mentais que mais cresce entre a população mundial: a ansiedade. Quando excessiva, esta é uma manifestação que afeta diversos sistemas do organismo e pode desde provocar doenças até piorar quadros clínicos pré-existentes. Associada ao estresse, a ansiedade já de destaca em número de casos, ainda mais frente  às restrições e incertezas que períodos de pandemia requerem.

Além disso, privação do sono pode refletir em diversas atividades metabólicas, como:

  • Reduz nosso potencial de sintetizar massa magra;
  • Altera nossos sinais de fome e saciedade, aumentando a vontade de realizar pequenas refeições com alimentos ricos em gordura e açúcares;
  • Nas mulheres, pode interferir na função reprodutora, dificultando uma gravidez
     

E como os fitoativos podem contribuir?

Para uma vida mais leve, com menos estresse e noites de sono tranquilas: o trio do bem-estar!

Primeira melatonina plant-based do mercado magistral brasileiro, Herbatonin® é padronizado em fitomelatonina, uma substância natural idêntica à melatonina, indicado para garantir uma noite tranquila e um sono reparador, sem causar o famoso “efeito ressaca” no dia seguinte. Ao suplementar os níveis de melatonina, ajuda a combater as inflamações no organismo e no tratamento da enxaqueca, equilibra os distúrbios emocionais, auxilia no controle da queda de cabelo, além de contribuir com o emagrecimento, uma vez que quem dorme bem tem muito mais disposição!

O “the best” para o estresse, Ocibest® modula os níveis de cortisol e alivia os sintomas do estresse em até 72%, além da possibilidade de ser utilizado para aliviar os sintomas da TPM e Síndrome de Burnout, conhecido como o esgotamento relacionado ao trabalho – perfeito àqueles que mudaram totalmente sua rotina e tiveram que se adaptar ao home-office.

Para completar o trio, Ansiless®. Com importante ação ansiolítica e sobre a melhora do humor, este é um fitotativo com efeito 2 em 1, indicado para tratamento contra a ansiedade e seus sintomas, incluindo a agitação, dores tensionais e compulsão alimentar, além de auxiliar em casos de depressão leve, quando em estágio inicial, promovendo a sensação de tranquilidade. Vale ressaltar que ele é um ansiolítico natural, ou seja, não causa os efeitos adversos comuns ao uso dessa classe de medicamentos.

Lembre-se de consultar a opinião de seu prescritor de confiança antes de incluir os fitoativos em sua rotina!

Saiba mais sobre a importância de uma boa noite de sono em nosso IGTV, no quadro “Dose Natural de Saúde – Edição Bem-estar”, com nossa speaker e nutricionista, Dra Fernanda Drummond.

 

 

Voltar